Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Você faz diferença entre Israel e a Igreja?






Sim, e as Escrituras proféticas jamais poderão ser entendidas corretamente a menos que se tenha em mente a diferença entre Israel, que é o reino do Messias, e a Igreja, que é o corpo de Cristo.

Israel é o assunto geralmente tratado no Antigo Testamento, o qual revela historicamente (o passado) e profeticamente (o futuro) o governo de Deus na terra, onde Israel ocupa o centro. 

Por outro lado, a Igreja, que começou sua história no dia de Pentecostes e é composta de crentes tirados dentre judeus e gentios, moldados em um só corpo e unidos a Cristo como Homem em glória, é mencionada somente no Novo Testamento.


A Igreja em momento algum é o assunto da profecia, mas sim da revelação. (No antigo testamento a Igreja não é mencionada, pois ficou oculto em Deus e foi revelada somente pelo Apóstolo Paulo.)


Além disso, Israel está destinado a ser cabeça das nações e a ocupar os lugares mais elevados na terra, junto à divina presença e glória.
 A Igreja, por sua vez, será sempre celestial em seu caráter, bênção e posição.
 Os conselhos temporais de Deus dizem respeito a Israel, enquanto os Seus conselhos eternos são concernentes à Igreja.
 Israel foi estabelecido geograficamente no centro do mundo, em relação à humanidade (Ez 5:5; Dt 32:8-9), e foi abençoado e para ser de bênção para a terra (Sl 102:13-16; Is 27:6; Zc 2:11).
 Mas a Igreja está assentada nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 2:6), sendo o objeto da admiração eterna das potestades espirituais nas alturas (Ef 3:10). Leia cuidadosamente as epístolas de Paulo aos Coríntios, Efésios e Colossenses, nas quais são reveladas a verdadeira natureza, constituição, caráter e destino da Igreja.

Ezequiel 5:5 Assim diz o Senhor DEUS: Esta é Jerusalém; coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela.

Deuteronômio 32:8-9 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel. Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

Salmo 102:13-16 Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois o tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou. Porque os teus servos têm prazer nas suas pedras, e se compadecem do seu pó. Então os gentios temerão o nome do SENHOR, e todos os reis da terra a tua glória. Quando o SENHOR edificar a Sião, aparecerá na sua glória.

Isaías 27:6 Dias virão em que Jacó lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo.

Zacarias 2:11 E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao SENHOR, e serão o meu povo, e habitarei no meio de ti e saberás que o SENHOR dos Exércitos me enviou a ti.

Efésios 2:6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Efésios 3:10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.


Extraídas do livro "Future Events and Coming Glories" - por Walter Scott, com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário